Semana Pedagógica
2012
24 à 27:
Limpeza e Ornamentação
28/02:
Oração
Boas vindas com musicas e chocolate
Texto- Folha em branco
Apresentação do calendário de 2012
Dinâmica- Folha de revista
Leitura do PTA 2012
Lanche 09h30min
10h00min: Leitura e entendimento das
diretrizes curriculares nacionais para educação infantil
‘ 11h30min: saída
Almoço
01h30min: Retorno
Dinâmica do abraço
Elaboração do plano de curso
Lanche
Texto do hino do otimismo
29/02:
Oração
Leitura e discussão do plano de
curso
Apresentação do projeto das
diretrizes
Debates
01/03: Bom
dia
Oração
Lembrancinha do primeiro dia
Elaboração dos projetos de sala
Adaptação do berçário I
Lanche
Projeto segurança em sala II
Projeto contação de história
Projeto mensal São José
Encerramento texto, música e
historia
02/03:
Planejamento semanal
05/03:
Inicio das aulas
PLANO ANUAL
DE TRABALHO
APRESENTAÇÃO
O CEI Ver. Getúlio Granjeiro
Pereira com o núcleo gestor tem como o objetivo elaborar o PTA para contribuir
nos trabalhos pedagógico da escola proporcionar o acesso a novos conhecimentos
atitudes e habilidades inerentes a adura missão de educar. Juntamente com a
equipe de professores elaboram para 2012 projetos a serem desenvolvido na busca
de uma melhor qualidade de ensino de ensino firmado parceria a secretaria,
comunidade, famílias visando alcançar objetivos proposta para uma aprendizagem
qualitativa satisfatória no processo da escrita, leitura critica, consciente
aperfeiçoando as metodologias, didáticas na educação infantil.
OBJETIVOS GERAIS
·
Desenvolver
através de projetos a linguagem oral e escrita dos alunos promovendo junto a
equipe e comunidade a realização da execução dos projetos.
·
Garanti
subsídio na realização dos projetos desenvolvendo a potencialidade artística e
cultural através da poesia, contos, filmes e novelas para apresentação perfeita
nas culminâncias de cada projeto elaborado buscando a parceria com a família
sempre como platéia na apresentação dos filhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Elevar
a auto-estima através de historia e musicas e dinâmica para melhorar sua capacidade
de se comunicar de conviver e de respeitar as diferenças
·
Estimulas
nos alunos valores atitudes e comportamento
·
Resgatar
a tradição da arte de contar historia
·
Buscar
melhoria na aprendizagem através dos projetos
·
Promovera
diversão e o lazer nos espaços escolares publico
·
Garantir
que todos os projetos sejam realizados com êxito
·
Despertar
nos alunos o gosto pela apresentação em publico na leitura, no coral e na
poesia.
CRONOGRAMA
Fevereiro
·
Semana
Pedagógica
24 e 27 organização e decoração das
salas
28/29/01/02 proposta pedagógica,
projetos, planejamento e PTA e plano de curso
Março
·
Inicio
das aulas
·
Projeto:
Adaptação ao Berçário I
·
Projeto:
Segurança em Sala de Aula II
·
Projeto
São José
·
Projeto
de leitura
·
Reunião
de pais e mestres 30/03/2012
·
Planejamento
02/032012
Abril
·
05/04
Recesso
·
06/04
Paixão de Cristo
·
08/04
Páscoa
·
13/04
Planejamento
·
18/04
Dia do livro
·
19/04
Dia do índio
·
21/04
Tiradentes
·
Projeto Tiradentes
·
Projeto
Coral
·
Projeto
Índio
·
Projeto
Contação de História
Maio
·
01/05
Dia do trabalho
·
Projeto
homem que trabalham cidadãos
de bens.
·
04/05
Planejamento
·
Segundo
domingo dias das mães
·
Projeto
Coral
·
Projeto
Hinos
·
Projeto
Coroa Maria
·
19/05
Sábado letivo comemoração dia das mães
·
28/05
Reunião de pais e mestre
·
31/05
Coroação de Nossa Senhora
Junho
·
01/06
Planejamento
·
07/06
Corpus Cristo
·
Projeto
rainha do milho projeto origem das quadrilhas
·
Projeto
dançar faz bem
·
28/06
Festa (rainha e quadrilha)
·
29/06
Encerramento do primeiro semestre
Julho
·
Férias
Agosto
·
01/02
Inicio do segundo semestre
·
03/08
Planejamento
·
06/08
Início das aulas
·
Projeto
Soldado
·
Projeto
Folclore
Setembro
·
03/09
Reunião de pais e mestre
·
06/09
Planejamento
·
07/09
Dia da Pátria (feriado)
·
Projeto
Pátria
·
Projeto
Romaria de Juazeiro
Outubro
·
05/10
Planejamento
·
12/10
Dia de Nossa Senhora Aparecida
·
12/10
Dia das Crianças
·
15/10
Dia do Professor
·
Projeto
Criança e Festa
·
Projeto
a Padroeira do Brasil
Novembro
·
01
e 02/11 Recesso e Feriado
·
09/11
Planejamento
·
15/11
Feriado
·
16/11
Reunião de Pais e Mestres
·
Projeto
Ação de Graça
·
Projeto
República
·
Projeto
Respeito às Diversidades
Dezembro
·
07/12
Planejamento
·
24/12
Recesso
·
25/12
Natal
·
31/12
Recesso do Ano Novo Projeto Confraternização Natalina
Janeiro /2013
·
01/01/2013
Feriado
·
02/01/2013
Planejamento
·
Projeto
Ano Novo
·
22/01/2013
Encerramento do Ano Letivo de 2012.
·
23
a 31/13 Recesso
Fevereiro de 2013
·
01
a 23 Recesso
·
12/02
Carnaval
·
25/02
Inicio do Ano Letivo de 2013
PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
IMPLANTAÇÃO
DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BIBLIOTECA
Juazeiro
do Norte – CE
19/03/2012
PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
IMPLANTAÇÃO
DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BIBLIOTECA
Elaboradora:
Zilda Maria Lima de Matos
Executora:
Expedita Lucivanda
Digitadora:
Marcilene
“O tempo é que manda, a gente
obedece, viajamos no tempo através
da história.”
Zilda Maria Lima de Matos
|
APRESENTAÇÃO
Pretende-se com este projeto implantar a
contação de história no CEI Ver. Getúlio Grangeiro Pereira, situada no Conjunto
Almino Loiola, resgatando ações a serem desenvolvidas enfatizando que a
fantasia, a imaginação tem importância fundamental para a criança compreender a
infância. Ouvir e contar história é uma atividade para desenvolver o emocional
da criança, que aprende a se organizar, socializar além de auxiliar no processo
aprendizagem, por isso os contos de fadas são considerados um instrumento
pedagógico prazeroso na construção de seus conhecimentos e reflexão e
interpretação oral.
JUSTIFICATIVA
As histórias sempre fascinam o ser humano nas
palavras dita ou escrita de um bom narrador. Os episódios adquirem vida nos
dias atuais, a educação infantil precisa esta em constante inovação para a
motivação do processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVO
GERAL
Organizar
um projeto de contação de história, buscando a motivação para aprendizagem
através da fantasia, dos contos, dos livros de história ouvindo com prazer.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Ø Despertar
o gosto pelos os livros;
Ø Estimular
os alunos para a interpretação oral;
Ø Resgatar
a tradição da contação de história;
Ø Partilhar
a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os alunos;
Ø Promover
a diversão e o laser nos espaços da biblioteca;
Ø Ampliar
as ações da escola a comunidade promovendo apresentação escolar.
DESENVOLVIMENTO
A proposta de trabalho do projeto para a
contação de história está baseada em momentos de atividades a serem desenvolvidos
na biblioteca, onde o trabalho será utilizado a tradição da palavra falada com
atividade lúdicas atrativas, com ações para proporcionar aos ouvintes
oportunidades de ler por prazer e compartilhar as histórias com os amigos.
AÇÕES
Ø Organizar
rodas de Leitura;
Ø Dramatizar
histórias;
Ø Momentos
de Leituras livres;
Ø Apresentação
do teatro de fantoche;
Ø Desenvolvimento de oficinas de desenhos e
pintura;
Ø Apresentação
de painéis de leitura;
Ø Organizar
a hora do conto com personagens caracterizados;
Ø Desenho
livre;
Ø Exposição
de livros.
CLIENTELA
PÚBLICO ALVO
Ø Corpo
Docente
Ø Corpo
Discente
Ø Família
RECURSOS
HUMANOS
Ø Professor
e Direção
Ø Comunidade
Familiar
Ø Comunidade
Escolar
RECURSOS
MATERIAIS
Materiais
Permanentes
Ø Caixa
de Som
Ø Microfone
Ø Micro
System
Ø Livros
Ø Biblioteca
Ø Fantoches
Ø Mesas
Ø Cadeirinhas
Ø Fantasias
Ø Baú
Tesouro
RESPONSABILIDADES
E PARCERIAS
CEI. Ver. Getúlio Grangeiro Pereira
Sec. De Educação
Família
Comunidade
C.C.D.S.
AVALIAÇÃO
Com este projeto em prática, podemos afirmar
resultados que se conclui que a partir das discussões teórica essas atividades
serão importantes para desenvolver o hábito e o interesse pela leitura,
envolvendo a todos neste processo, onde a criança aprende de forma aberta com
autonomia, construtivista do interacionismo.
PROJETO LEITURA
OBJETIVO
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
Sugestões de atividades:
• Leitura compartilhada com os alunos de obras
referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo
final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos
personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados
contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos
evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com
recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar
mais concreta a aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Sabemos que nem sempre contar histórias
infantis nas creches e escolas de ensino fundamental é uma prática estimulada e
valorizada, de modo que os alunos ouçam histórias, ou seja, o próprio professor
pode não valorizar histórias infantis e isso, então, irá levá-los a crescer com
essa desvalorização dos contos. Também os futuros professores podem revalorizar
a contação de histórias, mostrando que isso é muito importante no
desenvolvimento da criança. Com essa atividade, ela usa a sua imaginação, ou
seja, cria seu próprio mundo, o das fantasias. O professor pode alcançar muitos
objetivos por meio dela, pois ler histórias para criança é uma atividade
prazerosa, com a qual poderá fazê-la expressar suas próprias percepções de
mundo.
Levar o faz de conta até as crianças é
sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas
perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de
descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos
vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as
possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada
história.
É ouvindo histórias que se podem sentir
importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o
medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas
provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que
cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso
valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.
A criança deve ser estimulada desde pequena
pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este
gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura
de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura
para ela. A literatura infantil pode ser usada como recurso lúdico
desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. É preciso tornar as
crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua
conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar
regras, se divertirem, seja através da imitação, socialização, interação ou
dificuldade a ser superada. O objetivo geral da pesquisa é ampliar o espaço da
contação de história nas escolas, no trabalho efetivo dos professores, pois ela
ajuda muito no aprendizado da criança, que precisa de imaginação para
constituir-se com liberdade. Os objetivos específicos foram: pesquisar várias
formas para contar histórias, buscando despertar nos alunos o prazer ela
leitura, proporcionar meios divertidos e atraentes para contá-las através de
fantoches, dramatizações e cenários coloridos proporcionando momentos de
descontração que, na verdade, estabelecem a ligação entre aquilo que é real e o
imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas. Concluímos que a contação de
história é uma forma criativa para qualquer criança aprender por meio de uma
atividade prazerosa, em que poderá expressar sua percepção de mundo.
DESENVOLVIMENTO
O projeto foi iniciado em Agosto de 2009,
ocorreram reuniões com acadêmicos do 4º semestre de Pedagogia, e a professora
orientadora do projeto, através de estudo de temas específicos sobre a
iniciação do leitor na Educação infantil. Na primeira etapa do projeto as
reuniões ocorreram semanalmente, foram discutidos os temas, relatando a prática
de leitura desenvolvida pelas professoras das escolas e creches e a reação dos
alunos mediante as histórias contadas. Também durante as reuniões os
integrantes do projeto receberam orientações teóricas para fundamentação do
tema com a leitura de alguns livros infantis para seleção do que trabalhariam
na prática. Após a escolha dos livros, iniciamos o processo de construção de
matérias, acessórios e composição de personagens que seriam levados as escolas
e creches posteriormente para compartilhar a experiência entre as docentes.
Na segunda etapa, levamos as histórias para
escola municipal Albino Biachi no dia 24/11/2009 onde encenamos as três
histórias estudas para alunos dos 2º anos e 2ª séries do ensino fundamental, as
palavras da coordenação e direção foram; Foi uma manhã de magia e encantamento,
na CEMEI Vila Nova, a contação aconteceu para todos os alunos, sem exceção
desde o berçário até o jardim, e mais uma vez sentimos toda a influencia das histórias
através dos olhinhos atentos, questionamentos, e emoções demonstradas pelas
crianças. Para finalizar essa etapa, apresentamos nossa contação na APAE -
Escola de Educação Especial de Apucarana no dia 28/11/2009, e por solicitação
da coordenação precisamos repetí-la nos períodos da manhã e tarde, visto que
para crianças no processo de alfabetização especial as histórias são um aliado
de grande valia.
Machado (2002) afirma que não explorar a
literatura desde cedo com as crianças é uma tolice, pois permite que a criança
adquira o gosto pela leitura podendo viajar de diversas maneiras para infinitos
lugares, dando margem a imaginação das crianças. Portanto para que as crianças
em iniciação hoje e para que os adultos de amanhã tenham gosto pela leitura, é preciso
iniciar desde cedo à leitura, tanto em casa nas famílias quanto na Educação
Infantil. As apresentações das equipes nas instituições se deram com utilização
da tenda da fantasia, devidamente ornamentada por todo material produzido
durante o projeto, com a contação de histórias direcionada para o público da
instituição, e com a doação de alguns livros de histórias infantis dos temas
trabalhados. Nas histórias apresentadas, Menina bonita do laço de fita de Ana
Maria Machado, O gato de Botas de Charles Perrault e Os músicos de Bremen dos
Irmãos Grimm perceberam que o grande fascínio da leitura é ser transportados
para outra realidade, bem como a descoberta de que as características do
personagem são iguais as do leitor e, portanto pode fazer com que o leitor
vendo as atitudes do personagem tão parecido com ele, mas distante pela ficção
e tempo, compreenda as suas próprias atitudes, levando o leitor a uma
experiência e vivência. Machado (2002) vê a leitura também como uma brincadeira
infantil, afinal segundo ela quando as crianças passam pelas viagens fictícias
elas brincam de faz-de-conta. Por sua vez, Amarilha (2004) discute a
importância da literatura na formação cognitiva, linguística, comunicativa e
psicológica da criança. Argumenta a necessidade de implementar práticas
pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler textos dos contos de
fadas, para assegurar uma relação escolar bem- sucedida, visto que a leitura é
ferramenta instrumental na cultura brasileira.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste artigo, bem como nas reuniões de
estudo aqui relatadas, enfatiza-se que a fantasia, a imaginação, tem
importância fundamental no desenvolvimento da criança e que compreender a
infância, é defender que cada criança é única e que possui formas de pensar e
agir diferentes dos adultos. Ouvir e contar histórias é uma atividade que
dentre outras, pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar
e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização.Assim os contos de
fada são considerados um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio
no processo de construção da aprendizagem da criança.Concluí-se que o grupo de
estudo aqui apresentado é um recurso valioso na formação dos acadêmicos,
especialmente por proporcionar aos sujeitos envolvidos a possibilidade de
ampliar seus conhecimentos na área além de levá-los a refletir sobre a prática
vivenciada.
J U S T I F I C A T I V A
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para um outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.
A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.
Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que , ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando , assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
O B J E T I V O
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de histórias.
Específicos:
- Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos
literários;
- Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da
poesia, contos, novelas, etc.
- Elevar a auto-estima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua
capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
- Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e
comportamentos;
- Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
- Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os
membros do grupo de contadores de histórias;
- Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.
A
Ç Õ E S
- Organização de roda de leitura;
- Dramatizações de história;
- Momento de leitura livre;
- Apresentação do teatro de fantoche;
- Utilização de um banco de personagens para contação;
- Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da
narrativa;
- Exposição de livros;
- Momento de desenho livre;
- Apresentação com mímicas e músicas;
- Reconto de histórias;
- Montagem de varal literário;
- Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
- Apresentações de painéis de leitura;
- Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
- Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
- Exposição do mural de poesias;
- Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
- Arraial da leitura.
P
R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S
A
proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido em duas
etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na Biblioteca
Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os alunos para
participarem das ações de leitura contidas na programação. No segundo momento,
os contadores de histórias visitarão as escolas e outras instituições do
município.
O trabalhos dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista, será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
O trabalhos dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista, será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
A V A L I A Ç Ã O
Durante as apresentações observando:
- Envolvimento do público;
- Solicitações das escolas;
- Exposição das opiniões;
- Atitudes e comportamentos relacionados a busca de mais leitura.
Projeto contação de histórias para crianças
Objetivos:
Organizar e participar de um projeto de contação de
histórias
Primeira etapa:
- Pesquisar, ler e escolher a história a ser contada. Treinar a
leitura da mesma e se organizar para a construção do cenário e
personagens.
- Fazer a escolha da história procurando aquela que se identifique
com seus valores pessoais que incite a sua imaginação e que lhe dê prazer.
- Estudar a história procurando ler atentamente para saber de cor
toda a trama, tendo com clareza na mente o esquema geral.
- Apreender aspectos principais de cada uma das partes da história
(introdução, enredo, ponto de culminância e desfecho).
- Contar a história para si mesmo em voz alta, de preferência diante
do espelho.
- Treinar a entonação de voz adequada, dramática, porém, com boa
dicção, dar voz própria a cada personagem e controlar o tom de voz a
passar sentimentos de calma, segredo, medo, atenção e etc.
- Reler a história no dia em que for contá-la e repassar os pontos
principais alguns minutos antes.
Segunda etapa:
- Confecção do cenário e personagens da história escolhida.
Terceira etapa:
- Contar a história usando os recursos pedagógicos lúdicos.
- Após contar a história, incentivar uma discussão entre as crianças
ou aplicar uma atividade que permitam que elas façam algumas reflexões
sobre o que foi contado.
- Relacionar a história ao cotidiano da criança.
- Trabalhar coma as crianças valores como: alegria, amor,
compartilhar, confiabilidade, cooperação coragem, cortesia, disciplina,
honestidade, justiça, lealdade, misericórdia, paciência, paz, respeito,
responsabilidade, solidariedade, solicitude, tolerância entre outros.
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